domingo, 23 de novembro de 2008

meu pai era um ladrão de trem

Mike.
A vida nos ensinou que os homens devem ser fortes e destemidos como Daniel Boone. Crianças têm todo o direito de chorar, porém o pranto possui, unicamente, a função de protegê-las do mundo áspero e seco das lágrimas de um adulto. Ao longo do tempo, filho, perceberás que as coisas parecem nos cercar como as sombras inevitáveis que mudam de ângulo quando o sol se esconde à tarde.
É como se fosse "aquele peso"... Uma corrente que te puxa.
Saiba que seu pai já sentiu isso, e que todos os homens e mulheres de verdade já tiveram aquela incerteza de acordar na própria casa e não saberem onde estão. Filho, é uma sensação de tatear a parede fria do seu quarto, e achar que é uma placa com um anúncio em outra língua. All right, mate?!
Saiba que os dias, estes (às vezes) se tornarão impossíveis até para o mais simples semicerrar dos olhos. Cuidado, pois estes dias são como paredes que te apertam num labirinto. Paredes, paredes frias... Sabe do que eu digo?! Se ao acaso souberes que teve um dia como esse, filho, esteja ciente que este significa um desafio; um confronto que nós devemos passar por todos os meios necessários. Todos.
Mike, verás que esses dias são como pequenos momentos, fragmentos de tempo que te aproximarão a todos os homens e mulheres, de igual para igual. O mesmo handicap, Mike. Lembra das lutas de boxe que assistíamos à noite nos quiosques?! São dias em que todos batalham não só uma luta gloriosa para a humanidade, mas, sim, o da própria sobrevivência.
Se você me perguntasse se a vida é difícil, eu tenho que lhe dizer que "sim". Mas se me perguntar que ela é impossível, eu lhe direi que "não". Definitivamente.
Seja forte, Mike, seja o homem que quebra as paredes. Que luta justo no ringue.
Seja tudo o que quiser, Mike.
Seja o filho que eu queria que estivesse ao meu lado. Você foi o melhor amigo que alguém pôde ter na vida.
Se eu não escapar dessa, cuide da Mundinha, e chore o que tiver que chorar no dia do meu enterro; mas, se no dia seguinte tiveres lágrimas em seus olhos, irás encontrar sua primeira parede. Nomeie-a e a atravesse de mãos dadas e unidas com sua mãe.
Filho, eu te amo.
A vida segue de alguma forma, você vai ver...
                                                                        Ronnie

Um comentário: