segunda-feira, 7 de julho de 2008

eu era um veterano do vietnam

Não sabia escrever letras de músicas.
O violão Giannini que ganhei de meu pai era surrado com porradas, dedilhadas frustradas e acordes que não existiam.As garotas não olhavam para mim na Praça do Pôr do Sol e eu passava a treinar o meu olhar para algo que não compreendia:o sol ,que nascia lá longe dourando aqueles braços curtos delas dançando na gravidade impossível.Eles tocavam violões.
Eu, só andava com a minha camisa do Ramones que comprei da Tia Roqueira da banquinha da Teodoro.
Eu ficava que nem o Gato Fritz olhando garotas irem embora ao som de um corvo cantando refrões de paz .Aos 14 era assim ,depois de cinco anos eles cantariam as suas carreiras,metas e sua entrada no mercado de trabalho.
E assim,sem mais nem menos ,chegou a guerra e eu não sabia uma canção.
Eu nem sabia fumar maconha,eu não ouvia Hendrix ,eu nunca vi a liberdade sexual com as mulheres e seus cabelos Black e uma flor no vestido em slow-motion;a chuva caía incessantemente enquanto os homens marchavam montanha abaixo e assobiavam toda a trilha sonora obrigatória de todos os filmes de guerra já feitos.Eu dava tapas na minha cara afastando os mosquitos ,mas havia tantas canções na minha cabeça...
Minha mãe me dizia:
-Isso vai ser bom para você.Vive reclamando da vida !
Acho que ninguém pensava nisso naquela época.
Havia uma aura toda de embelezamento e loucura do que se vivia nos campos de arroz e nossas balas cortando o ar , acertando uma criança nua e nossa inconsequência indomável.
Nossos ideais.
No primeiro dia em que o helicóptero pousou e descemos apressados levando bronca de sargentos e tenentes para entrar no front , a desviar das balas e dos corpos dos nossos amigos que tombavam de um jeito inexplicável ,eu já me sentia cansado de tudo aquilo;tinha certeza que aquilo era antigo.
Eu já era um veterano do Vietnam há muito tempo:de saco cheio ,cansado ,amargo,perturbado e amputado.
E a guerra arrastou as nossas vidas,vontades e sonhos .As canções já não existiam mais ,somente os gritos dentro das têmporas reverberando no inconsciente de uma alma inútil que não será parte do mercado de trabalho ,não será independente ,não será intelectual e nem um pouco sexy;seriam os fantasmas do amanhã que lutaram por algo que não existia e suas vidas e seus ideais seriam a piada de boteco caro em faculdade de gente descolada.
Seríamos o lixo paralítico em passeatas que ninguém aparece ,livros que vão aos sebos por 0,50 cents :a turba de gente feia,de pinto pequeno,broxa e decepcionada com tudo que assistiu de final de novela-das-oito.
Hoje ,existem muitas canções para se cantarolar e não existe mais a chuva torrencial e tropical que nos castigava ao sul enquanto carregávamos os nossos rifles com nomes de garotas:só existe um mundo de cores,uma paz inexplicável/violenta e possibilidades infinitas onde você é capaz de tudo ,jovem.
-Não se esforce,amigo.
Por isso ,dentro da minha mente ,eu sempre verei balas voando nos campos de arroz em Nhan Dao.

6 comentários:

  1. trilha sonora: "era um garoto que como eu amava os beatles e os rolling stones"

    ResponderExcluir
  2. trilha sonora??? Que porra infecciosa é essa merda que você chama de trilha sonora??. Não tinham mil garotas afim, nem porra de praia nem um caralho de violão. Ele tá falando dos rotos, dos sujos, da escória social. Não do playboy uspiano que discute a miséria do mundo enquanto papai coleciona vinho de 80 anos. ele tá falando da tralha humana que ainda resiste à mercatilização de seus sonhos e atos.

    O cara tá mais pra dead kennedys, em "Holiday in Cambodja"

    E você me vem com uma bosta de engenheiros do Hawaí/Besouros pra fuder com o texto.

    AFFFFF.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que ele tamebm nao tava falando de pseudos cientistas politicos que usam camisa punk em vez de terno listrado.

    ops...nao quis te chamar de rebelde cara.

    mas é so que curto sandy e junior, manja? (ecletismo musical).

    alem do que, na usp, é moda ser roto, sujo, e rebelde, e pagar de escoria social.

    por la o pessoal costuma tomar sangue de boi, e ser expulso de casa pra passar no vestibular de humanas.

    por acaso se ta de ferias ou tem prova ainda?(kkkkk...)

    fiquei sabendo que tbm vendem sonhos nos sebos, e dao quase de graça na compra de ideologias de esquerda ( nas de direita ja vem como brinde).

    kkk...

    piadinhas caras...nao vale colocar a foice e o martelo na mao e me chamar de partidario hein...(nem apatico, pois seria golpe "alto")

    ...kkkk

    ResponderExcluir
  4. caras:
    conhecendo o Társio (ainda que só um pouquinho) e o Kabrunco (que conheço MUITO);diria que vocês dois tomariam uma cerveja de boa e gostariam do papo um do outro.
    não é para amenizar ,não:é sério!
    e nem rolou nada ,gente :ô társio ,o kabrunco fala assim com todo mundo ,essa semana estávamos jogando e ele apagou na minha frente(por que ele tem narcolepsia) e eu fiz uma brincadeira na hora e ele me olhou com olhos de quem vai me matar!hehehe.
    e kabrunco,o társio tava sendo irônico na sugestão de trilha sonora !eu acho hehehe...
    valeu aí gente:depois pago uma kril procês(é a grana anda curta..)!

    ResponderExcluir
  5. kkk...

    o kabrunco tem namorada?

    sera que posso convidar ele pra um jantar romantico a luz de velas?

    kk..to brincando...

    (a nao ser que ele pague a conta...kkkk)

    poh, entao., ta engraçado o negocio...

    brejas? foda hein, eu nao to bebendo. Mas, agente sempre tem que recomeçar.
    (na verdade eu disse que nao tava bebendo antes do meio-dia)

    eu aceito uma kril.
    ( e juro que nem reclamo. pode vir qualquer breja que o meu estomago dá um jeito)

    ResponderExcluir
  6. hahaha!
    o kabrunco é casado !acho que não rola,hein!?
    cara,também não tô bebendo ,mas é temporário:peguei uma inflamação na garganta e estou tomando uns antibióticos foda de pesados.
    já tô de férias sim :semana que vem a gente marca de tomar essa kril e vamos fazer uma reunião com os "dipersona" para reviver a bagaça,hein!?

    ResponderExcluir